EMAFEL - Empresa Pública Municipal de Ambiente de Felgueiras, E.M.
20 de setembro de 2019
home


M
N E W S L E T T E R
M
 
 
NOTÍCIAS
 
EMAFEL NA VANGUARDA DA GESTÃO AMBIENTAL 7-12-2010
A EMAFEL, Empresa Publica Municipal do Ambiente de Felgueiras, E.M. acaba de ver aprovada uma candidatura que apresentara junto da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), ao abrigo do artigo 6º da Portaria 1127/2009 de 1 de Outubro e Aviso n.º 13758/2010, para financiamento de actividades dos sujeitos passivos que contribuam para o cumprimento dos objectivos nacionais em matéria de gestão de resíduos.

Este projecto, designado por “Eco-Spot – Ponto de Recolha Selectiva de Resíduos”, implica um investimento de cerca de € 127 mil, sendo a comparticipação da APA de € 76 mil (cerca de 60%), e abrangerá os maiores centros urbanos do concelho: Felgueiras, Lixa e Vila de Barrosas, bem como os respectivos perímetros urbanos.

Este projecto nasceu da necessidade de demonstrar aos cidadãos que o que estão a fazer, quando participam na separação dos resíduos, tem valor, dando-lhes conhecimento da sua contribuição e dos resultados obtidos e incentivando a uma cada vez maior participação no processo de reciclagem.
Para tal criaram-se os ECO-SPOT- pontos onde o munícipe se poderá dirigir munido de um cartão magnético pessoal e intransmissível, à semelhança dos cartões de fidelidade, onde poderá entregar os recicláveis separados em casa e ser bonificado por tal gesto.

A bonificação prevê-se através de pontos de desconto em estabelecimentos de restauração e comerciais, assim como isenção ou desconto no pagamento de taxas municipais.

A sua instalação precederá de uma forte campanha promocional, através de spots publicitários nos media, flyers, e sessões de sensibilização e dinamização direccionados aos munícipes.

Com o referido projecto pretende-se ir ao encontro das linhas mestras e orientadoras do PERSU II, ao visar a separação na origem e minimizar a deposição de recicláveis em aterro; ao promover soluções que visem potenciar o envio da fracção reciclável dos resíduos urbanos para reciclagem; ao mobilizar o cidadão a participar no processo de gestão dos resíduos; e por fim ao sensibilizar o cidadão para a importância do seu papel quer como produtor/detentor de resíduos quer como principal agente na resolução do problema por ele gerado diariamente.

A necessidade de criar alternativas apelativas e convidativas para mobilizar o cidadão a intervir ambientalmente é uma necessidade urgente.

"Posso mudar se me penso mudado"
 da Silva, Agostinho  (1904,1996) Filósofo, ensaísta e poeta português


Contamos com o munícipe felgueirense para o sucesso deste projecto!!

Abraço amigo

Ricardo Sousa
Direcção Executiva

« VOLTAR

     
PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÕES CONEXAS
CÂMARA MUNICIPAL DE FELGUEIRAS ATERRO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS ECOCENTRO - S. JORGE DE VÁRZEA